domingo, 26 de fevereiro de 2012

BOLINHOS DE CANELA DA BELINHA


Mais um domingo que passou, o sol convida a passeio, mas com o pequenote, temos ficado por casa, em 1º porque acho que ainda é muito pequeno para andar sempre de passeio, em segundo ele está quase sempre a dormir tão profundamente que me dá pena do tirar da cama para ir onde quer que seja.
Lá há-de vir o tempo que iremos dar um passeio todas as tardes!!!!!!!!
Então, hoje de tarde fui para a cozinha fazer uns bolinhos que andavam debaixo de olho já à algum tempo. Vi esta receita no blog Belinha, e pareceu-me muito boa, e confirmou-se. Até o meu marido que não é grande apreciador de bolos secos, gostou e já comeu uns quantos
Serviram para o nosso lanche acompanhados por um cházinho.


Ingredientes:


1 ovo
150 gr de açucar
125 gr de margarina
300 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Canela em pó para envolver os bolinhos


Bate-se  o ovo com o açucar e a margarina, mistura-se a farinha e o fermento e amassa-se bem.
Coloca-se a canela numa taça.
Fazem-se bolinhas mais ou menos do tamanho de uma noz, envolvem-se na canela e levam-se ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal cerca de 20 minutos.



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GELATINA DE LARANJA NATURAL


No meu quintal, tenho 3 laranjeiras e 1 limoeiro, é muito bom chegar á arvore colher levar para casa e encher o fruteiro, mas a  grande quantidade destes frutos permite que se façam variadas coisas, para assim lhe indo dando gasto, para além de as comer-mos ao natural, de fazer-mos sumos, de fazer bolos que levem laranja, desta vez experimentei fazer gelatina de laranja, uma óptima maneira de comer laranja de uma forma diferente.

Ingredientes:
400 ml de sumo de laranja natural
200 ml de água a ferver
4 colheres bem cheias de açucar
6 folhas de gelatina

Espremer laranjas até obter a medida de sumo e colocar numa tigela. Ferver a água, á qual se junta o açucar e as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria, e misturar bem, adicionar ao sumo de laranja misturar bem e está pronto.
Dividir por taças individuais e levar ao frigorifico até solidificar.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

TARTE DE FRANGO E BATATA PALHA - Aproveitamento


Já há algum tempo que não postava uma receitinha , por isso hoje trago uma sugestão para aproveitar uns restos de frango assado que tinha no frigorifico, e um pacote de batata palha que estava quase a passar da validade, e digo-vos desde já que me agradou bastante, principalmente o crocante da batata.

Ingredientes:

1 placa de massa folhada
restos de frango assado
1 pacote de batata palha
1 pacote de natas
3 ou 4 ovos
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Forra-se uma tarteira com a massa folhada e pica-se com um garfo. Desfiar o frango. Numa tigela bater os ovos com as natas, juntar o frango e temperar com sal, pimenta e noz moscada, deitar sobre a massa folhada, por fim cobrir com batata palha.
Levar ao forno cerca de 20  minutos, ou até estar cozida.

* Já agora queria aqui pedir ajuda, porque já à algum tempo que não consigo comentar nos vossos cantinhos, não sei o que se passa,apesar de ter a sessão iniciada, quando vou publicar o comentário, aparece a dizer para escolher um perfil, quando clico, abre uma página a dizer aguarde, e depois dali não passa, e o comentário não é publicado.Agradecia se alguém me desse umas dicas de como ultrapassar este problema. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

BEIJINHOS DOCES PARA UM DIA ESPECIAL


Hoje é um dia duplamente especial cá em casa, para além de se comemorar o dia de São Valentim, também festejamos o primeiro mês do Afonso. É verdade, já passou um mês desde o seu nascimento, parece que foi ontem, que estava lá no hospital há espera do grande momento, e já passou um mês, enfim, o tempo passa a correr.
Tem sido um mês, muito calmo, embora de adaptação a novas rotinas e a novas tarefas. 
Aos poucos vou voltando à cozinha, para fazer uns petisquinhos, não é que não tenha andado por lá durante estes tempos!!! Claro que andei, mas não tenho feito nada de especial. Hoje por ser um dia especial resolvi fazer uma coisinha doce para celebrar, uns beijinhos doces.
São muito fáceis de fazer, mas muito bons.........

Ingredientes:

1 embalagem de massa filó (usei do Continente) 
Creme de pasteleiro
margarina q.b.

Para o  creme de pasteleiro usei  esta  que tirei do site Sabor Intenso.
Cortam-se as folhas de massa filó em quadrados (cada folha deu para 9 quadrados). Derrete-se a margarina e pincela-se um quadrado de massa e coloca-se outro por cima, coloca-se uma colher de creme de pasteleiro do meio e unem-se as quatro pontas, enrolado-as ligeiramente, vai ao forno a cozer durante cerca de 20 minutos. Por fim polvilham-se com açucar em pó.