sábado, 31 de março de 2012

BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE


Olá amigas, mais uma semaninha se passou, como o tempo passa rápido!!!! Este fim de semana prometia muita chuva, mas por aqui chuva nem vê-la!!!!
Como já é hábito, todos os fins de semana se faz um bolinho cá por casa, já há umas semanas que andávamos a repetir a famosa torta de chocolate, que o filhote adora e nunca se cansa de comer.
Esta semana optei  por este bolinho de cenoura com o chocolate que ele tanto adora.


Ingredientes:

4 ovos
2 cenouras grandes
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha
meia chávena de óleo
1 colher de chá de fermento em pó

Descascar as cenouras, cortar aos bocados, colocar no liquidificador com os ovos, o açucar e o óleo, bater muito bem até a cenoura estar bem triturada e tudo misturado.
Numa taça, juntar este preparado com a farinha e o fermento e bater bem. Levar ao forno em forma untada com margarina e polvilhada com farinha.

Para a calda:
1 chávena de leite
3 colheres de açucar
2 colheres de margarina
4 colheres de chocolate em pó

Juntar todos os ingredientes num tacho, levar ao lume a ferver até começar a engrossar.
Cubrir o bolo com esta calda, depois de frio.


Agora vou ali fazer um cházinho de limão, para acompanhar  com uma fatia de bolo para a "sossega" como se diz cá por casa.
São Servidas!!!!!!!!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

MILFOLHAS PARA O DIA DO PAI


O Dia do Pai cá em casa hoje viveu-se de uma maneira ainda mais especial. Porquê? Porque o pai cá de casa este ano deixou de ser pai apenas de um menino, e passou a ser pai de dois, então a emoção é vivida a dobrar.
Comprá-mos uma lembrancinha, imprimimos uma foto dos dois filhotes a desejar um Feliz Dia do Pai, fizemos um embrulho e quando o pai chegou a casa , o filhote mais velho pegou no mano ao colo e lá entregaram a prendinha, é claro o Pai ficou muito contente, são sempre momentos de muita ternura.
Preparei o jantar e o filho encarregou-se de pôr a mesa, e esmerou-se estava muito bonita (esqueci-me de tirar foto)
O jantar não foi nada de especial, mas foi feito com carinho, que é o mais importante.  Então tivemos uma sopinha de espinafres, e peito de frango grelhado com molho de natas e cogumelos, para sobremesa , milfolhas (deixo aqui a receita).

Ingredientes:

2 placas de massa folhada rectângular 
creme de pasteleiro (receita aqui)
Glacê ( 1 clara de ovo , açucar em pó q.b. e 2 gotas de aroma de baunilha)
4 quadrados de chocolate de culinária
1 colher de chá de margarina

Comecei por forrar um tabuleiro com papel vegetal, coloquei a massa folhada, piquei com um garfo e foi ao forno cozer durante 20 minutos em forno pré-aquecido.
Depois de cozido coloquei uma placa de massa folhada  num prato de servir e cobri com o creme de pasteleiro,  por cima coloquei a outra placa. 
Preparei o glacê da seguinte forma, bati a clara do ovo com açucar em pó, até o creme ficar com uma consistência cremosa e brilhante, o açucar não tenho medida vou deitando até achar que está bom, e junto o aroma de baunilha.
Com o glacê barro a parte superior do bolo.
Levar o chocolate com a margarina ao microondas até derreter, colocar por cima do glacê da forma que desejar-mos e com um garfo ou com um palito fazer os feitios. A minha decoração não ficou como eu queria, mas não ficou nada mal.
Levar ao frigorifico até servir.
Despeço-me por hoje desejando um FELIZ DIA DO PAI A TODOS OS PAI DO MUNDO, EM ESPECIAL AO MEU, E AO PAI CÁ DE CASA.

sábado, 17 de março de 2012

PARTICIPAÇÃO NO PASSATEMPO DO BLOG DA ANA-PONTOS E PENSAMENTOS

É muito bom ver os blogs a crescer e a completarem um ,dois, três ou mais anos de partilhas com as suas seguidoras, é sinal que de alguma forma fizeram sucesso.............
É com alegria que faço este post para participar no Passatempo (http://pontosepensamentos.blogspot.pt/2012/03/passatempo-1-aniversario-dos-meus.html ) do blog Pontos e Pensamentos  (http://pontosepensamentos.blogspot.pt/) da querida Ana que fará o seu primeiro aniversário dia 15 de Abril.
Eu também completei um ano de blog no dia 11 de Março, e espero que o balanço deste ano do blog da Ana seja tão positivo quanto o meu.

Ana aqui fica um miminho para ti...........
Participem também, a Ana concerteza vai ficar muito contente com as vossas participações!!!!!!

sexta-feira, 16 de março de 2012

MIOLADA DE CARNE DE PORCO


A sugestão de hoje é uma miolada!!!
Miolada, pode-se fazer com vários ingredientes, couve-flor, bróculos, tortulhos,....mas esta é de carne de porco.
Este prato não sei se será tipicamente alentejano, mas é um prato que se costuma fazer no Alentejo pela ocasião da matança do porco. Cá em casa faço muita vez, gostamos muito!!!!!

Ingredientes:

2 lombinhos de porco
1/2 coração de porco
1 ou 2 rins de porco
1 mioleira de porco
5 ovos
1 pão alentejano (para retirar o miolo)
1 cebola
2 dentes de alho
azeite
1 folha de louro
sal.q.b.



Corta-se os lombinhos, o coração e os rins aos cubinhos pequeninos. Faz-se um refogado com o azeite a cebola e o alho, quando a cebola estiver transparente junte a carne e a folha de louro, deixe refogar em lume brando até as carnes estarem cozida, se necessário juntar um pouquinho de água (mas não convém, tira o gosto).
Entretanto retirar os veios vermelhos da mioleira e esmagar com um garfo.
Retirar o miolo ao pão e esfarelar bem.
Depois da carne estar pronta, juntar a mioleira, mexendo sempre, e deixar cozinhar mais 4 ou 5 minutos.
Juntar os ovos batidos e o miolo de pão mexendo  sempre até estar tudo bem envolvido e o ovo cozinhado.

terça-feira, 13 de março de 2012

MACARRÃO COM CHOCOS E ERVILHAS


Cá estamos nós, com mais um dia de muito sol e algum calor nada próprio para a época, apesar de saber muito bem estes dias, isto está muito complicado, a falta de água já se começa a fazer sentir em alguns sítios, mas nada podemos fazer para resolver a questão, resta-nos esperar que o S. Pedro queira mandar alguma aguinha.
Hoje trago uma sugestão de peixe que me agradou especialmente, espero que voçês também gostem.

Ingredientes:

1 kg de chocos limpos
250 gr de macarrão
80 gr de presunto ou bacon cortado em cubinhos (eu usei presunto)
200 gr de ervilhas
1 cebola média 
3 dentes de alho
pimentão, pimenta e sal q.b.
azeite
1 caldo de peixe
1 colher de café de piri-piri ou uma malagueta
1 copo de vinho branco
1 ramo de coentros

Colocar os chocos a estufar com o azeite, a cebola, o alho, a pimenta, o pimentão e o piri-piri e o presunto,  as ervilhas podem colocar-se agora ou só quando se põe o macarrão a cozer, eu como gosto das ervilhas bem cozinhadas optei por colocar agora, ir refrescando com vinho branco.
Depois dos chocos estarem cozidos, rectificar os temperos e juntar um pouco de água e um  caldo de peixe deixar ferver um pouco e adicionar o macarrão até estar cozido, por fim polvilha-se com coentros.

segunda-feira, 12 de março de 2012

1 º. ANIVERSÁRIO DO BLOG



Foi há um ano, que em momentos menos bons da minha vida e com necessidade de estar ocupada decidi criar o meu humilde blog, uma vez que tenho o gosto da cozinha, principalmente de doces e bolos.
Já visitava à algum tempo vários blogs de culinária, e pensei porque não ter também o meu blog, nem que seja apenas para guardar as minhas receitas, mas as expectativas foram superadas de uma forma bastante positiva, os seguidores começaram a chegar, os comentários também, e assim foi crescendo com a ajuda de todas.
Neste momento tenho 194 seguidores, 33 280 visitas e 1221 comentários, muito bom!!!!!
O balanço deste primeiro ano é muuuuuitooooo positivo, aprendi muito( há por aqui excelentes cozinheiras), fiz amizades (algumas tornaram-se mesmo minhas "confidentes" e grandes amigas). Neste mundo da blogosfera fazem-se amizades verdadeiras!!!!!!
Neste ano muita coisa mudou na minha vida, felizmente para melhor, e acabei por utilizar este meio para partilhar os meus momentos bons e menos bons com todas voçês, as vossas palavras de carinho e amizade dão-me alma ao coração e vontade de continuar cada vez mais e seguir em frente.
OBRIGADO A TODAS  PELA VOSSA AMIZADE E CARINHO, e espero que este percurso se prolongue por muito mais tempo, sempre na vossa companhia.
UM GRANDE BEIJINHO A TODAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

DELÍCIA DE COCO


DIA DA MULHER, 8 de Março, dia em que se celebra a mulher, que se festeja.........., mas dia da mulher  deve ser todos os dias, as mulheres tem qualidades e virtudes que se devem valorizar todos os dias e não apenas num dia especifico. Mas já que é o nosso dia à que aproveitar e toca a divertir.
Por aqui o dia 8 de Março é também o dia de aniversário da minha mãe, e há que festejar.
A minha mãe não é muito apreciadora de bolos com muitos efeites, nem com chantily, nem nada do género, como ela gosta muito de coco, decidi fazer este bolinho para assinalar este dia.

Ingredientes:

6 ovos
300 gr de açucar
150 gr de coco ralado
1 colher de sopa de farinha

Para Decorar

Coco ralado 
Cereja cristalizada

Bater os ovos com o açucar, de seguida juntar o coco e a farinha e bater muito bem.
Forrar uma forma redonda com papel vegetal e untar com spray desmoldante, colocar o preparado e levar ao forno cerca de 35-40 minutos a 180º.
Desenformar, polvilhar com coco ralado e decorar a gosto.



UM DIA MUITO FELIZ A TODAS AS MULHERES

quinta-feira, 1 de março de 2012

DELÍCIAS


Mais uns bolinhos!!!!De seu nome Delícias e são mesmo uma delícia!!!!
Estes são uns dos bolinhos preferidos do meu marido, e já à algum tempo me andava a pedir para fazer, hoje de manhã levantei-me com vontade de ir para a cozinha, aproveitei o soninho do Afonso, e lé sairam as Delícias. É uma receita muito simples e que se faz rápidamente.

Ingredientes:

2 ovos
350 gr de açucar (eu só coloquei 300 gr)
50 gr de margarina
100gr de farinha
0,5 lt de leite

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater tudo muito bem. Levar ao forno em forminhas indivuduais de alúminio ou de silicone cerca de 20 minutos a 180º. Eu para estes bolos gosto mais de utilizar as tradicionais formas de alumínio, manias......Estas tem de ser untadas com óleo e farinha.
Depois de desnformar colocar em forminhas de papel plisado.
Também se podem polvilhar com açucar em pó e canela.