sexta-feira, 27 de abril de 2012

BOLO DE IOGURTE DA DONA FLOR



Não sei porquê, mas nunca fui apreciadora de bolo de iogurte, era bolo que cá em casa só se fazia, quando tinha algum iogurte quase a passar da validade, para não ter de o deitar fora.
Numa ida às compras comprei um pacote de farinha Dona Flor, para experimentar, no verso do pacote,lá vinha uma receita de bolo de iogurte, mas pela diferença no modo de confecção chamou-me a atenção.
Tinha de oferecer um bolo, mas a quem o ia oferecer, não gosta de bolos com cremes, com recheios....quanto mais simples melhor....então lembrei-me de experimentar a tal receita do pacote da farinha.
Digo-vos fica um bolo diferente do habitual e muito bom (ofereci, mas também provei)........vou voltar a fazer....

Ingredientes:

3 ovos
1 iogurte natural
2 medidas (copo do iogurte) de açucar
3 medidas (copo do iogurte) de farinha de trigo (usei com fermento)
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó

Bata os ovos na batedeira até formar espuma.
Acrescente o iogurte, a margarina, o açucar, a farinha e o aroma de baunilha. Por último acrescente o fermento em pó.
Leve a cozer em forno médio em forma untada e polvilhada.

terça-feira, 24 de abril de 2012

O PRESENTE DO PASSATEMPO DO BLOG PONTOS E PENSAMENTOS


Bom Dia!!!
Hoje não trago nenhuma receita, mas sim um presente que recebi e adorei!!!
É verdade, a Ana do blog http://pontosepensamentos.blogspot.pt/, fez um passatempo no blog para comemorar o seu aniversário, eu que até não sou muito dada a estas coisas, resolvi participar e tive a sorte de ganhar.
Aqui ficam os presentinhos que a Ana me enviou, fiquei muito contente gostei muito de tudo, mas em especial do ursinho a ponto cruz que vai ficar muito bem no quarto do meu filho.
Quando estiver pronto com a moldura , mostro, para verem como ficou bonito.
Mas, estou muito chateada, porque a fotografia, não está com muito boa qualidade, e não revela a verdadeira beleza do trabalho, porque a máquina fotográfica, fez o favor de avariar, e tive de tirar a foto com o telemóvel, e a qualidade não é a melhor.Mas foi o que se arranjou!!!!Ainda pensei não mostrar já, e esperar pela máquina, mas sei lá quanto tempo demora a ficar pronta? Era injusto, já que a Ana me mandou este presente com tanto carinho!!! 
OBRIGADA ANA!!!BEIJINHOS!!!!!




segunda-feira, 23 de abril de 2012

COOKIES COM PEPITAS DE CHOCOLATE


Mais uma segunda feira, de muito frio, chuva e vento. No fim de semana para  nos esquecer-mos do frio fiz estas Cookies com pepitas de chocolate que nos aqueceram o estômago acompanhadas de um copinho de leite bem quentinho, são muito fáceis  de fazer e ficam deliciosas, muito parecidas às CHIPS AHOY.

Ingredientes:

1 ovo
125 gr de margarina
150 gr de açucar
280 gr de farinha
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
70 gr de pepitas de chocolate

Bater o ovo com o açucar e a margarina, juntar a farinha o chocolate em pó e o fermento, misturar tudo muito bem, por fim juntar as pepitas e envolver bem por toda a massa.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal, fazer bolinhas do tamanho de uma noz, colocar no tabuleiro e espalmar com o fundo de uma caneca.
Levar ao forno 10 a 15  minutos a 180º.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

SINTO-ME FELIZ!!!!!!!!!!!


Nem sei como começar!!!!!!!!!
Hoje ao ver os posts publicados pelos blogs que sigo, qual não é o meu espanto, quando vejo o meu nome mencionado em dois blogs, nem queria acreditar!!!!
Um deixou-me muito feliz, dizia que eu tinha ganho o passatempo do blog da Ana Pontos e Pensamentos, não estava nada à espera, nunca tenho sorte em coisa nenhuma, então quando participei foi mesmo só por participar, nunca pensei ganhar. Agradeço desde já à Ana, fiquei mesmo muito contente.
Obrigada Ana.
O outro deixou-me completamente sem palavras, quando li não consegui conter as lágrimas. Vou resumir mais ou menos a história, para que percebam.
No dia 14 de Janeiro quando dei entrada num dos quartos do 4º piso do hospital de Portalegre, para ter o Afonso, estava uma rapariga nesse mesmo quarto, quando entrei percebi logo que alguma coisa não estava bem com ela, passado um bocado e já tendo eu estado na mesma situação que ela percebi logo o que se passava, ela estava a sofrer fisica e psicologicamente, por um segundo aborto.
Quem me conhece sabe que sou pessoa de poucas palavras, apesar de às vezes ter vontade de falar muito, mas não consigo, há qualquer coisa em mim que me prende.Então, trocamos muito poucas palavras, e foi sempre ela que meteu conversa comigo, e ainda bem!!!
No sábado andava eu aqui pela blogosfera e encontrei um blog que achei interessante, fui lendo, lendo, até que dei de caras com uma foto dessa rapariga, percebi que o blog era dela, não resisti, comentei, disse o que me ia na alma, e dei-lhe força...........é claro que fiquei logo seguidora..........
Hoje no seu post agradeceu-me, e disse que alegrei o fim de semana dela com as minhas palavras, fiquei muito feliz.Apesar de eu achar que não fiz nada de especial e te tmb ter motivo para lhe fazer um agradecimento.
É muito bom saber que fizemos alguém um bocadinho mais feliz. Espero que o futuro lhe traga tudo de bom.
Sinto dentro de mim algo inexplicável, fiquei feliz, surpreendida....eu sei lá mais o quê............
Sou uma pessoa muito reservada. Talvez por isso, fiquei tão surpreendida. Talvez por isso, nunca lhe conseguiria dizer cara a cara aquilo que lhe disse naquele comentário. Mas eu sou assim e cada um é como é.(Será um defeito meu???)
Obrigada Vera (pelas palavras e pela garrafinha da água)
Há pequenos gestos que nunca se esquecem!!!!!!!!!!!!
Estou Feliz!!!!!!!




sábado, 14 de abril de 2012

BACALHAU FRITO COM CEBOLA E PIMENTO VERDE



Diz-se que o bacalhau se pode fazer de 1001 maneiras, esta é uma delas..........
Cá em casa até não éramos muito apreciadores de bacalhau, mas agora temos vindo a consumir com frequência, sabem porquê?
Estou a amamentar o meu pequenino que por sinal até faz hoje 3 mesitos, e houve alguém que me disse que entre outras coisas, o bacalhau era um alimento que aumentava a quantidade e a qualidade do leite, então nada melhor que experimentar, e não é que é verdade!!!!


Ingredientes:

2 Postas de bacalhau demolhado
1 cebola grande
metade de um pimento verde ou vermelho( eu só utilizei verde)
1 folha de louro
pimenta q.b.
Azeite
1 copinho de vinho branco
Batatas fitas aos cubinhos

Coloca-se o azeite ao lume, quando já está quente põe-se o bacalhau a fritar com a cebola cortada em meias luas e o pimento. A meio da fritura viram-se as postas do bacalhau, quando já está tudo bem frito tempera-se com pimenta, acrescenta-se o vinho branco e a folha de louro e deixa-se ferver um pouco. Entretanto vão-se fritando batatas aos cubinhos que depois de fritas se juntam ao bacalhau.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

FRANGO DE CEBOLADA COM MOLHO DE CERVEJA


Esta é uma receita muito simples, mas muito saborosa.


Ingredientes:

1 Frango partido em pedaços
2 Cebolas médias
2 Dentes de alho
Azeite
1 Caldo de Galinha
1 Colher de sopa de mostarda
1 Cerveja média
1 Copo de água
1 Copo de leite
1 Colher de sopa de farinha

Colocar num tacho o azeite,  a cebola cortada em meias luas e os pedaços de frango, juntar o alho picado, o caldo de galinha e a mostarda, regar com a cerveja, levar ao lume a estufar, ir acrescentado água à medida que o molho vai secando, até o frango estar cozinhado.
Juntar a farinha ao leite, mexer bem e adicionar ao frango deixando ferver 1 a 2 minutos, só até o molho ficar grossinho.

Não sei se já alguma de vocês experimentou esta forma de engrossar o molho, normalmente utiliza-se as natas, mas eu gosto assim.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CHEESECAKE DE CEREJA


Este cheesecake foi uma das sobremesas que fez parte do almoço do dia de Páscoa.
Ainda nunca tinha feito cheesecake, mas tinha no frigorifico uma caixa de queijo creme, que comprei para barrar o pão, mas não gostámos, então tive de arranjar maneira de o gastar, e resolvi fazer esta bela soremesa.

Ingredientes:

100 gr de bolacha maria ou torrada triturada (eu usei torrada)
50 gr de margarina
1 pacote de natas
1 embalagem de queijo creme
4 folhas de gelatina
1 colher de café de aroma de baunilha 
3 ou 4 colheres de açucar
Doce de cereja (usei caseiro, feito pela minha mãe)

Começar por triturar as bolachas e misturá-las com a margarina derretida, com este preparado forrar o fundo de uma forma amovível.
Bater as natas, o queijo creme, o açucar e o aroma de baunilha com a batedeira. Demolhar as folhas de gelatina em água fria e depois dissolvê-las numa pinguinha de água quente e misturar ao anterior preparado,
colocar por cima da bolacha, levar ao frigorifico até solidificar.
Cubrir com o doce de cereja, e desenformar.

Esta fatia foi o que sobrou esqueci-me de tirar foto antes de partir.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

O BOLO TRADICIONAL DA PÁSCOA-BOLO FINTO


Hoje para vos desejar uma Boa Páscoa, e para participar num desafio do blog http://tachosvspanelas.blogspot.pt/ da Margarida, trago-vos  uns Bolinhos Fintos. Estes são os bolos típicos da região onde moro, Marvão, distrito de Portalegre. Com a massa destes bolinhos também se faz o folar (Bolo com um ovo no meio e com duas tiras traçadas por cima, na foto está um no lado superior esquerdo, mas não se vê bem). 
Na minha terra  é tradição as madrinhas oferecerem o folar aos afilhados por altura da Páscoa. 
Qual a tradição na vossa região?
A Receita não vou colocar porque já está num outro post, que publiquei o ano passado pela Páscoa, AQUI, os deste ano por acaso até ficaram melhores, porque ficaram maiores e mais mal cozidos como eu gosto.
UMA BOA PÁSCOA PARA TODAS