quarta-feira, 24 de outubro de 2012

BIFANAS EM CAMA DE ALHO FRANCÊS



Hoje estou cá para vos trazer um prato de carne, uma variante das bifanas de cebolada, com mais alguns ingredientes, ficou um prato bem apetitoso.

Ingredientes:

500 gr de bifanas de porco
1 cebola grande
1 alho frances
1 cenoura grande 
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cálice de wisky
sal e pimenta q.b.
azeite

Colocar no fundo do tacho o azeite e a cebola cortada em meias luas, levar ao lume até a cebola ficar transparente, acrescentar o alho francês e a cenoura cortado em rodelas fininhas, e o alho cortado miudinho, por cima colocar as bifanas, temperar com sal e pimenta e juntar a folha de louro, colocar um pouquinho de água(só para fazer molho) e deixar cozinhar em lume brando. Quando a carne estiver quase cozida refrescar com um cálice de wisky e deixar apurar.
Para acompanhar um arrozinho branco.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

FEIRA DA CASTANHA


Hoje não vos trago nenhuma receita, mas sim um convite, ou uma sugestão de fim de semana.
A 10 e 11 de Novembro realiza-se a Feira da Castanha, em Marvão, aqui bem,bem pertinho de mim, terra a que pertenço e tenho muito orgulho de ser Marvanense.
Então fica aqui o convite, venham até cá deliciar-se com a bela da castanha, e com a gastronomia de castanha que é bastante rica, não falando nos doces que são uma maravilha, os meus preferidos são os beijinhos de castanha,hum delicia!!!!!
(imagem retirada da net ,os beijinhos de castanha da D.Luisa, uma doçeira Marvanese)

Para além disso há também imenso artesanato, venda dos mais variados produtos regionais, e como não podia faltar, animação de rua e espectáculos musicais.
Apareça!!!!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SEMI FRIO DE ANANÁS E OS 9 MESES DO AFONSO


Esta sobremesa vem dar a despedida aos dias quentinhos que já se estão a acabar e para comemorar os 9 meses do Afonso. A verdade é que já apetecem uns dias de chuvinha para estar sentadinho à lareira, a ver tv com os filhos e este ano a novidade são as brincadeiras com o Afonso.
Já tem 9 mesinhos está um reguila lindo, adora gatinhar, só já quer é andar, gosta muito de dançar, assim que houve música começa logo a abanar-se, já tem 5 dentinhos, um despachado, adora comer pão e bolachinhas Maria.......A melhor que ele faz agora, é quando vai dormir (mas só à noite, não sei porquê?), somos nós a deitá-lo e ele a levantar-se , mas primeiro que fique lá sossegadinho, andamos nisto 5 ou 6 vezes, quando não é mais!Levanta-se espreitar para a nossa cama e risse.


Agora vamos lá à receitinha.

Ingredientes:

2 gelatinas de anánas, 
1 lata de ananás, 
1 lata de leite condesado, 
8 folhas de gelatina.
 Preparação:


 Preparar as gelatinas como diz na embalagem, mas com a água da fruta, cobrir uma forma com o ananás cortado aos boxados, deitar a gelatina já preparada sobre a fruta, deixar solidificar, entretanto bata as natas com o eite condensado e as folhas de gelatina previamente demolhadas em água e passadas por um pouco de leite morno para desfazer, deitar o preparado sobre a gelatina, levar ao frio até solidificar.
Para desenformar, mergulhar a forma em água morna durante alguns segundos, despegar todo à volta da forma com a ajuda de uma faca e inverter sobre um prato.