sexta-feira, 30 de novembro de 2012

HAMBURGUER CASEIRO DE CEBOLADA COM COENTROS


E aqui está o que se almoçou hoje cá em casa.

Ingredientes:

500 gr de carne de porco picada
Meia cebola pequena mais uma cebola grande
2 dentes de alho
1 bola (pão) do dia anterior.
sal, pimenta q.b
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
Azeite
1 ramo de coentros

Picar a meia cebola e os alhos, juntar à carne  temperar de sal e pimenta e misturar tudo muito bem. Ralar o pão (eu costumo pôr na picadora) , misturar com o anterior preparado e voltar a misturar. Moldar os hamburguers.
Num tacho colocar o azeite e a cebola cortada em meias luas, por cima pôr os hamburguers, cobrir com o vinho branco , juntar a folha de louro, tapar o tacho e deixar cozinhar, no final junta-se um ramo de coentros picados.
Acompanhamos com batatas fritas.

Bom Fim de Semana

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

BOLINHOS DE CASTELO BRANCO


Olá, boa noite, são servidas???
Não, não sou de Castelo Branco, é só mais uma receita do velhinho livro de receitas da minha mãe.
Ideais para o pequeno almoço, lanche, ou ceia, acompanhados de um chá bem quentinho. Desta vez acompanhamos com  o Chá  Delta de menta e gengibre.

Aqui está a receita:

Ingredientes:
3 ovos inteiros
250 gr de açucar
1 chávena de leite morno
1 chávena de azeite morno
1 colher de chá de fermento em pó
raspa de um limão
farinha q.b. para tender  ( usei mais ou menos 750gr de farinha sem fermento)
açucar em pó
ovo para pincelar

Preparação:
Bater bem os ovos, misturar o açucar e continuar a bater, juntar o leite o azeite e misturar bem, misturar o fermento com a farinha e ir juntando ao restante preparado até a massa estar boa para tender pequenas bolinhas. Colocar num tabuleiro untado com azeite e farinha, pincelar com ovo e polvilhar com açucar em pó.
Levar ao forno a 200º até estarem lourinhos.

No forno

Espero que gostem e bom fim de semana!!!

domingo, 11 de novembro de 2012

O MEU BOLO DE ANIVERSÁRIO - BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO


No dia 31 de Outubro fiz 33 anos, é verdade no dia das bruxas, isso é que não me agrada mesmo nada, mas o que é que hei-de fazer!!!!!
Entre uma pequenina festa familiar, a noite de Halloween em que o filho gosta de pôr sempre uma abóbora decorada na varanda (e este ano já queria ir "sair" com os amigos, mas eu não me agradou muito a ideia,e com a desculpa da mãe fazer anos, não o deixei ir.......está a crescer.......) e os preparativos do dia de todos os santos, não foi mesmo possível passar por aqui, mas hoje cá estou para vos mostrar o bolinho que fiz e deixar a receita.
A receita deste bolo foi tirada da revista Clássicos da Cozinha Portuguesa, quando comprei a revista fiquei logo de olho nesta receita, estava só à espera de uma ocasião especial para a poder testar, fica um bolo muito fofinho, e nada  enjoativo.

Ingredientes para o bolo:

5 claras
3 gotas de sumo de limão
100 gr de açucar
7 gemas
100 gr de farinha
50 gr de cacau em pó
manteiga para untar

Ingredientes para o creme:

0,5 lt de leite
casca de limão
1 lata de leite condensado
4 gemas
75 gr de farinha

Preparação:

Ferva o leite com a casca de limão. À parte misture o leite condensado com as gemas e mexa adicione em seguida a farinha e mexa bem. Retire do leite a casca de limão e junte a mistura do leite condensado, em fio mexendo sempre.Leve novamente ao lume até engrossar.
Bata as claras em castelo com o sumo do limão e adicione o açucar, pouco a pouco, batendo sempre até que fiquem duras. Junte as gemas e bata mais alguns minutos, Adicione a farinha e o cacau, misture tudo delicadamente e deite numa forma untada com manteiga.Leve a cozer durante 40 minutos, a forno a 180º.
Corte o bolo ao meio e recheie-o com metade do creme, Cubra-o depois completamente com o creme restante. Decore  a gosto e leve ao frigirifico algum tempo antes de servir.