domingo, 23 de dezembro de 2012

FILHÓS ENROLADA EM CALDA DE AÇUCAR LOURO


O Natal está quase, quase ai, então resolvi passar por aqui e deixar uma receita que faz sempre parte da mesa de Natal cá em casa. Esta receita faz parte das minhas memórias de infância, era feita por uma prima já afastada onde eu fiquei desde pequenina para a minha mãe poder  ir trabalhar, estive com ela desde os 6 meses até aos 6 anos, idade em que  fui para a escola, mas desde então nunca mais deixei de frequentar a casa dela, foi muito tempo, considero-a como uma 2º mãe, trata os meus filhos tal e qual uma avó, ainda hoje moramos ao lado uma da outra, criei laços muito fortes tanto com ela como com o marido que infelizmente já morreu. Hoje com 87 anos já não cozinha, mas ensinou-me muita coisa, entre as quais a receita destas filhozes, que eu adoro.......

Ingredientes:

6 ovos
uma pitada de sal
meio cálice de aguardente
2,5 dl de azeite frito
casca de meia laranja
1 colher de sopa de margarina 
0,5 kg de farinha (se necessário colocar mais até a massa ficar boa para tender

Para a calda:
0,5 lt de água
250 gr de açucar

Òleo para fritar
Açucar e canela para polvilhar (usei só açucar, mas isto é o meu gosto)

Batem-se os ovos inteiros, com o sal, e a aguardente.Entretanto frita-se o azeite com a casca da laranja, depois de frito e quase frio, junta-se a margarina para derreter.Mistura-se o azeite com o anterior preparado mexe-se muito bem, vai-se juntando a farinha até a massa estar boa para tender. Estica-se a massa na bancada e cortam-se tiras com mais ou menos 25- 30 centímetros de comprimento.
Coloca-se o óleo a aquecer, depois de quente pega-se na ponta da tira de massa e coloca-se no óleo apenas cerca de 3 centímetros de massa, depois com a ajuda de um garfo à medida que a massa vai fritando , vai-se enrolando até formar um caracol. 
Coloca-se ao lume a água com o açucar louro, deixa-se ferver até formar uma calda grossa, passam-se as filhoses por esta calda e a seguir por açucar e canela.

           DESEJO UM SANTO E FELIZ NATAL 





quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O PRESENTE QUE GANHEI NO PASSATEMPO DO BARRIGUINHAS



O blog O Barriguinhas em parceria com a Página do Facebook Traquixanas, lançou um passatempo(http://www.obarriguinhascomebem.com/2012/11/passatempo-de-natal-2012-regulamento.html) em que tinha-mos que apresentar uma receita de Natal económica e escrever uma frase com as seguintes palavras: Natal, O Barriguinhas e Traquixanas.
Eu vi o a divulgação do passatempo quase, quase na recta final, pensei que já era dificil participar por falta de tempo, mas lembrei-me que já tinha no blog uma receita de Tronco de Natal, e que até é bastante económica , então enviei o mail com a receitinha e com a frase e toca a participar.
Fui uma das 5 finalistas e uma das 3 vencedoras, fiquei muito contente, os presentinhos são fantásticos, um frasco com preparado para scones, um frasco de doce de abóbora e um livrinho para as minhas receitas, lindíssimo........amanhã se tiver um tempinho já faço os scones para os poder saborear com o doce.
Agradeço à Lucia Fernandes, ao Barriguinhas e à Traquixanas.
Muito Obrigado

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VENHO PEDINCHAR!!!!!!!!!!!


Amigas, é Natal e eu sei que estão todas muito generosas, por isso vim pedir uma coisinha pode ser????
Uma coisinha simples e muito fácil, um voto na foto do meu pequenino no concurso da Bebé Nestlé!!
Desde já o meu muito obrigado, fico à espera da vossa generosidade
Beijinhos para todas
https://www.facebook.com/ClubeBebeNestlePortugal?sk=app_496980666993386&app_data=%2FBackoffice%2Ffacebook%2Fnestle_photo_contest%2F214%2Fphotos%2F9278