sexta-feira, 31 de maio de 2013

ROJÕES COM CASTANHAS


Uma receita simples que faço imensas vezes na época da castanha, porque moro numa zona onde abundam as castanhas. 
Já à imenso tempo que tinha esta receita para publicar, e agora surgiu, a oportunidade ideal, é com ela que vou participar no passatempo que está a decorrer no blog http://tertuliadasusy.blogspot.pt/ , cujo tema é "A escolha de um Ingrediente", este mês a anfitriã, é a Carla do blog http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt e que escolheu como ingrediente a carne de porco.

Ingredientes:

500 gr de rojões de porco
250 gr de castanhas, previamente cozidas e peladas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.
Azeite

Temperar os rojões com o alho picadinho, o sal a pimenta, o louro e o vinho branco, e deixar marinar cerca de 2/3 horas.
Entretanto colocar as castanhas num tacho cobrir com água, temperar com uma colher de chá de sal e deixar cozer cerca de 10 a 15 minutos. Descascar as castanhas quando estão ainda quentes , o ideal é à medida que se vão descascando ir titando uma por uma da água. Não convém cozer muito para não se desmancharem.Também se podem utilizar castanhas congeladas.
Colocar o azeite numa frigideira, e fritar a carne, quando a carne já está macia, acrescenta-se o molho da marinada e as castanhas e deixa-se apurar o molho.




quinta-feira, 23 de maio de 2013

PIZZAS-ATUM E OVO COZIDO/FIAMBRE E QUEIJO

Hoje trago-vos o jantar de ontem cá em casa. 
Normalmente as crianças adoram pizza, o meu filho esquisito que é, era ao contrário, nem vê-las, qaundo iamos a festas as outras crianças tudo a deliciar-se com as ditas e ele a olhar. Nas festas de anos dele as crianças estranhavam não haver pizza, mas ele não gostava. 
Um dia chegou cá a casa e disse-me eu já gosto de pizza, não gosto é daquelas coisas verdes que tem por cima. Eu pensei, bem se eu fizer cá em casa e não lhe puser oregãos pode ser que ele goste.
E a partir daí ele começou a gostar e a comer pizza mas só cá em casa.
Mas hoje, aproveitei a oferta da Margão e juntei um pouquinho de Sabores do Mundo Itália e ele nem deu por isso.
Só podia ficar bom ou não fosse Itália o país das Pizzas.

Ele adora as pizzas da mãe, ou melhor a de queijo e fiambre, mas eu e o pai somos fãs da de atum e ovo cozido.

Então vamos lá á receita.

Ingredientes para a massa:

200 ml de água
300 gr de farinha
2 colheres de chá de azeite
1 colher de chá de sal
16 gr de fermento de Padeiro

Colocar os ingredientes na MFP, primeiro os liquidos e depois os sólidos, programar para amassar, deixar correr o programa até ao fim. Retirar a massa dividir em duas partes iguais e esticar fazendo uma forma redonda (as minhas ficam sempre mais para o quadrado , mas pronto...)

Atum e ovo cozido

1 lata de atum
1 ovo cozido
1 cebola pequenina
Molho de Tomate (usei tomate frito)
Queijo ralado (usei queijo cávado dos Lacticínios das Marinhas)
Sabores do Mundo Itália da Margão

Na picadora picar a cebola e o ovo cozido, mistura com o atum. Espalhar o molho de tomate na massas e colocar por cima o anterior preparado. Polvilhar com o queijo e por fim com o sabores do mundo Itália


Queijo e fiambre

150 gr de fiambre fatiado e cortado aos cubinhos
Molho de tomate (usei tomate frito)
Queijo ralado (usei o queijo Cávado dos Lactícinios das Marinhas)
Sabores do Mundo Itália da Margão
Espalhar o molho de tomate por cima da massa.
Colocar o fiambre sobre a massa e  polvilhar com o queijo e por fim com o sabores do mundo Itália.

Levar ao forno a 180º cerca de 20 minutos.


domingo, 19 de maio de 2013

BOLO DE LIMÃO GLACEADO

Hoje comemora-se o World Baking Day, em que o desafio é levar toda a gente para a cozinha, fazer um bolo, bolachas, queques, o que cada um quiser.
Então para participar deste dia, resolvi fazer este bolo de limão glaceado, e com ele vou também participar no passatempo do blog Acção na Cozinha, que completa o seu 3º aniversário e a Carla propôs a apresentação de receitas em que o limão seja o rei. 
Ingredientes:
Massa:
200 gr de açucar
250 gr de margarina à temperatura ambiente
300 gr de farinha com fermento
4 ovos
raspa do vidrado de um limão
8 colheres de sopa de leite

Cobertura:
75 gr de açúcar
1 dl de sumo de limão 
200 gr de açúcar em pó
0,5 dl de sumo de limão
vidrado de meio limão cortado às tirinhas muito fininhas

Bate-se a margarina com a raspa de limão, o açucar, os ovos e o leite até se obter uma mistura espumosa. Junta-se, aos poucos, a farinha batendo muito bem.
Leva-se a cozer em forno médio, cerca de 40 a 45 minutos, numa forma untada de margarina e polvilhada com farinha. Depois de cozido deixa-se arrefecer sobre uma rede.
Leva-se ao lume 1 dl de sumo de limão com 75 gr de açucar até dissolver bem e rega-se o bolo com esta mistura. De seguida mistura-se o açucar em pó com o restante sumo de limão e cobre-se o bolo com este preparado. Finalmente, cortam-se as fatias do vidrado do limão em tiras muito fininhas e espalham-se pelo bolo.
Se preferir pode decorar o bolo com rodelas de limão cozidas em calda de açucar. (Foi o que eu fiz)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

BOLACHAS DE CHOCOLATE E AVEIA


A Mena do blog As aventuras de uma Mama, é conhecida pela menina dos Bundt cakes e das bolachinhas, tem receitas de bolachas verdadeiramente surpeendentes.
Quando vi esta receita percebi logo que o meu filho ía gostar, no dia de encher a lata das bolachas, estava decidida a receita. 
Depressa se esvaziou mas valeu a pena, porque são mesmo boas, até o Afonso assim que via a lata até delirava, tive de lha esconder porque as bolachinhas tem chocolate e ele ainda está proibido de comer chocolate. Mas ainda "papou" duas ou três!!
Mena tu desculpa-me, eu achei foi estranho a receita não levar ovos e juntei tmb um ovo......

 Ingredientes:

250 gramas de farinha com fermento
1 colher chá de fermento
175 gramas de aveia
200 gramas de manteiga
1 ovo
100 gramas de açúcar amarelo
100 gramas de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha
1 mão cheia de pepitas de chocolate

Juntamos a farinha, a aveia e as pepitas de chocolate numa taça. Juntamos o fermento, e envolvemos tudo muito bem com as mãos. Noutra taça, fazemos uma  mistura com o ovo o  açúcar e  a manteiga previamente derretida, e mexemos muito bem até obter uma mistura cremosa e acastanhada. Adicionamos a baunilha e de seguida juntamos a farinha nesta taça, amassando bem com as mãos até ficar moldável e homogénea.
Forramos um tabuleiro com papel vegetal e moldamos pequenas bolas que se colocam no mesmo, espaçadas entre si. Antes de levarmos ao forno, espalmamos as bolinhas.
Levamos a forno pré-aquecido a 180 ºC durante 10 minutos. Retiram-se do tabuleiro e deixam-se arrefecer  e voilá........uma caixa cheia de bolachas.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

ARROZ DE PESCADA E COENTROS - REFEIÇÃO PARA BEBÉ E UM DESAFIO


Ora bem, hoje o post é dedicado aos mais pequeninos, ou não tivesse eu um bebé de 16 meses cá em casa.
A comida dos bebés deve ser confeccionada e preparada com muito cuidado , porque eles são tão "sensiveis" que precisam do melhor para a sua alimentação, para que possam crescer fortes e saudáveis. 
Na última ida á pediatra, ela deu ordem para que o A. começasse a comer de tudo, à exceção de morangos, chocolate, marisco, e carne de porco. Para incluir na alimentação, os refogados, as ervas aromáticas, muitos vegetais , todo o tipo de fruta, queijo, fiambre de frango, então a partir daí tendo em atenção a quantidade de sal da comida, ele passou a comer da mesma comida que nós, salvo nos dias em que à refeição se come carne de porco. Nesses dias faço sempre um pratinho diferente para ele. 
Depois de receber o cabaz do Arroz Bom Sucesso, onde vinham incluídos alguns pacotes de BaBy Rice, não perdi tempo e ainda nesse mesmo dia o experimentei. Uma maravilha, um arroz muito branquinho e que fica solto.
Nesta receita não vou pôr quantidades porque é uma porção tão pequena, que fiz a olho.

Ingredientes:
1 filete de pescada pequeno
Arroz Baby Rice
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
azeite e sal q.b.
Coentros picados

Colocar o filete a cozer com uma pitada de sal.
Entretanto fazer um refogado com  o azeite, a cebola e o alho.
Retirar o filete da água de desfiá-lo.
Coar a água e juntar ao refogado, quando estiver a ferver adicionar o arroz e deixar cozer bem. Juntar a pescada desfiada e aromatizar com os coentos.

Com esta receita vou participar no desafio do blog http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html da querida Áurea Sá.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

KÉFIR

Na blogosfera ultimamente muito se fala de kéfir, receitas com kéfir, os seus beneficios.......é o que está na "moda", será???
Então para quem não sabe muito bem o que é o Kéfir aqui fica a explicação.
(imagem retirada da net)
Kefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles. (fonte: Wikipédia)
Para saber mais consultar Aqui:
Kéfir para cá, kéfir para lá, fiquei com curiosidade em experimentar, então perguntei se alguém tinha para doar (sim porque o kéfir não se vende, doa-se, ou pelo menos é assim que deve ser) e a Margarida Abreu do blog tachos vs panelas disponibilizou-se logo para me enviar.
Ontem o carteiro bateu à porta e lá trazia uma encomenda onde vinha o kéfir e mais uns quantos miminhos que a Margarida me enviou.

Por isso já sabem brevemente irão surgir receitas com kéfir. Vamos a ver se eu me entendo bem com estes "bichinhos"!!
Aqui podemos encontrar algumas receitas de Kéfir.
Eu acho que isto é quase como andar  de bicicleta só com o tempo se começa a perceber bem como funciona e como devemos fazer, vamos lá ver ..........
Muito Obrigado e Um beijinho para a Margarida Abreu.

terça-feira, 7 de maio de 2013

TORTA DE DOCE DE LEITE


Normalmente faço sempre torta de chocolate, o meu filho adora, e nós pelos filhos fazemos tudo não é verdade??
Mas desta vez  como era para celebrar o dia da mãe e lancharmos juntas, resolvi fazer um bocadinho diferente e substituir o chocolate por doce de leite que tanto eu como ela gostamos muito, mas foi dificil fazer o meu filho provar.....mas lá provou depois de lhe dizer que o recheio da torta tinha o mesmo gosto do caramelo dos chocolates Twix, o mais pequeno então não comeu mais porque eu não deixei.

Ingredientes:
4 ovos
200 gr de açucar
125 de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Doce de leite Casa da Prisca

Bater os ovos inteiros  até fazerem espuma e dobrarem de volume, adicionar o açucar, bater muito bem, e por fim misturar muito bem a farinha e o fermento.
Levar ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com spray desmoldante ou pincelado com óleo, cerca de 20-25 minutos a 180º
Desenformar sobre um pano polvilhado com açucar, barrar com o doce de leite e enrrolar.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

CACHORROS PARA O JANTAR DE DOMINGO


Normalmente, nos domingos é dia de fazer pão, pão simples, pão com chouriço, pães de leite, pãezinhos de queijo.......
Pão quentinho acabado de fazer é uma delicia........então os jantares de domingo acabam por ser sempre uma sopa , e depois ou fazemos umas bifanas, ou o pão com chouriço....desta vez, saíram uns cachorros.
Muito simples, mas como eu gosto, fazem-me lembrar os tempos em que andava a estudar, o meu pequeno almoço, era todos os dias ou uma boleima de maça ou então um cachorro, tal e qual como este, apenas com manteiga e salsicha. Lembro-me tão bem das senhoras que trabalhavam no bar da escola, a aquecer o pão na máquina dos cachorros  a colocarem a manteiga e a salsicha com uma rapidez!!! Recordações de tempos que já não voltam!!!

Para o cachoro precisamos de:

Pão (receita aqui pao-de-mistura-vitale)
Manteiga (usei dos Lacticínios das Marinhas)
Salsichas

Como era para fazer cachorros fiz uns pãezinhos compridos tipo cacetes.
Depois de sair do forno furar uma das extremidades com a ajuda de uma colher de pau, colocar manteiga lá dentro e por fim a salsicha previamente aquecida (eu costumo levar a lata ao lume e aquecer assim).

domingo, 5 de maio de 2013

TRIFFLE DE MORANGOS

Hoje é dia da mãe e como não poderia deixar de ser deixo aqui um beijinho para a minha mãe e para todas as mães que por aqui passam.
Neste dia confesso que me sinto especial, por ser mãe.........
Para celebrar este dia trago uma sobremesa, com um dos frutos da época, os morangos.
Com esta receita participo no passatempo que a Claúdia do Delicias Ca De Casa organizou para comemorar o dia da mãe.
Ingredientes:

Palitos de la reine (usei 12)
1 lata de leite condensado
1 lata de leite + leite para molhar os palitos
1 colher de sopa de farinha maizena
2 gemas de ovo
1 pacote de natas
3 colheres de açucar  RAR + 100 gr de açúcar RAR
200 gr de morangos +  150 para decorar
200 gr de água ( 1 copo)

Começamos por molhar os palitos de la reine em leite e dispor num tabuleiro de pirex. Num tacho colocar o leite condensado. Desfazer a farinha maizena na lata de leite, misturar bem e juntar no tacho, por fim bater as gemas e juntar também, levar ao lume mexendo sempre até engrossar.
Retirar do lume e verter por cima dos palitos de la reine.
Deixar arrefecer.
Bater as natas com as 3 colheres de açúcar até estar em chantilly, espanhar por cima do creme anterior, e levar ao frigorífico cerca de meia hora.
Num tacho colocar a água, os morangos (lavados e cortados aos pedacinhos) e o açucar. Deixar ferver um pouco,  e triturar com a farinha mágica, continuando a ferver até começar a atingir o ponto estrada.
Retirar do lume deixar arrefecer um pouco e espalhar por cima do chantilly e deixar arrefecer.
Quando estiver completamente frio decore com os morangos cortados às rodelas.





sábado, 4 de maio de 2013

PARCERIA - ARROZ BOM SUCESSO


Este blog tem mais uma excelente parceria com a Orivárzea que produz e distribui,  a marca de arroz Bom Sucesso.
O arroz comercializado pela Orivárzea é proveniente exclusivamente da Leziria Ribatejana, uma regiãode grandes várzeas quase na foz do rio Tejo. Terras de aluvião, ricas e férteis, são isso mesmo terras de enchentes alagadas periodicamente pelos rios que trasbordam do seu leito. São planicies extensas e verdes de horizontes amplos e campos a perder a vista atravessados pelos touros bravos e cavalos lusitanos. 
O Arroz bom sucesso é de produção 100% nacional.
Se quiserem saber mais sobre esta excelente empresa vão até aqui http://www.orivarzea.pt/.
A Orivárzea tem uma gama de produtos de excelente qualidade
Agradeço à Orivárzea e em particular ao Srº Sérgio Almeida a visita que fez a minha casa para entregar os seus podutos.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PÃO DE MISTURA VITALE


Um dos melhores pães que já fiz, acreditam......o sabor e a sua textura fofa e leve conquistaram-me.
Cá em casa gostamos de pães leves e fofos, e normalmente faço sempre pão branco. Quando comprei a MFP ofereceram-me um pacote de farinha de preparado da Nacional Pão Vitale 7 cereais, experimentei mas não gostámos muito porque fica muito pesado e sobretudo porque trás uma mistura de cereais em grão.
Mas como em tempos de crise nada se pode estragar, e porque a farinha estava quase a terminar o prazo de validade, lá tive de pensar numa maneira da utilizar e correu muito bem.

Ingredientes:

400 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha Nacional preparada Pão Vitale (depois de peneirada)
300 ml de água
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
25 gr de fermento de padeiro

Peneirar a farinha Nacional preparada Pão Vitale, para separar a farinha  dos grãos dos cereais e reservar.
Na cuba da máquina de fazer pão colocar a água, o azeite, as duas farinhas, o sal e o fermento. Programar para amassar, na minha é o programa 8, que demora 1h 30m. Passado esse tempo retirar a massa, moldar bolinhas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Por cima de cada bolinha colocar os grãos de cereais previamente borrifados com um pouco de água, para que estes agarrem à massa ( eu esqueci-me e caiu tudo).
Levar ao forno a 180º cerca de 25-30 minutos.

Estas bolinhos serviram de jantar, acompanhadas por umas bifanas de cebolada e uma sopinha de alho francês.