domingo, 29 de setembro de 2013

DONUT'S COM CHOCOLATE

O meu filho sempre foi e continua a ser muito esquisito.À pouco tempo é que despertou para coisas que as outras crianças adoram e que ele dizia não gostar, pizzas, lasanhas, donuts e há outras coisas que ele também lhe está agora a tomar o gosto. Agora anda com a mania dos donuts, cada vez que vamos ás compras ou a algum sitio onde há donuts á venda, é de compra obrigatória.
Já que ele gosta tanto porque não meter mãos na massa?? E eu que até já andava de olho na receita que está no livro da Mariana. Juntou-se o útil ao agradável e uma vez que a Lúcia dOBarriguinhas, nos propôs fazer uma receita com chocolate e participar da festa de aniversário do seu blog, aproveitei e toca a participar.
A receita da Mariana, tal como o livro indica é feita na bimby eu como não tenho bimby, optei por adpatar a receita e  amassar na MFP. 

Ingredientes:

Para a massa

450 gr de farinha 
30 gr de água
5 gr de fermento seco (uma saqueta)
1 ovo
50 gr de açúcar
175 gr de leite
40 gr de margarina
 1 colher de chá de sal
Óleo para fritar

Para a cobertura

60 gr de açúcar em pó
120 gr de chocolate em pó
60 gr de margarina
6 colheres de água
Pepitas coloridas

Colocar os ingredientes todos na MFP, primeiro os líquidos e depois os sólidos, programar para amassar e deixar correr o programa até ao fim.
Retirar a massa esticar, coma ajuda de um copo  largo cortar circulos e com a ajuda da tampa de uma garrafa cortar um circulo pequeno no meio de modo a obter a forma dos donuts.
Deixar repousar por mais 1 hora tapado com um pano e em sitio quente.
Fritar em óleo abundante, primeiro de um lado depois do outro (não fritar demasiado e sempre em lume baixo).
Colocar um tacho ao lume com o açúcar em pó, o chocolate, a água e a margarina, ir mexendo até levantar fervura, deixe ferver um pouco para a calda de chocolate engrossar.
Mergulhar uma das partes de cada donuts na calda de chocolate colocar sobre um papel vegetal  e polvilhar com pepitas coloridas, deixar secar.

E está pronto um belo lanche, acompanhado de um bom copo de leite, para um fim de semana chuvoso como este.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TIRAS DE POTA COM SABOR A MÉXICO

Ingredientes:

800 gr de Tiras de Pota
3 dentes de alho
1 Copo de vinho branco
Azeite
1 Folha de Louro
1 colher de chá de Margão Segredos do Mundo México

Colocar uma frigideira anti-aderente e de fundo largo ao lume com o azeite e os dentes de alho cortados às rodelas, deixe fritar um bocadinho, adicionar as tiras de pota, deixar fritar, em lume brando cerca de 15 minutos. Juntar a folha de louro e refrescar com o vinho branco, deixar  cozinhar mais um pouco. Polvilhar com o tempero Segredos do Mundo México da Margão.
Servir com batata assada ou cozida.

domingo, 22 de setembro de 2013

ARROZ BOM SUCESSO COM SABORES DE VERÃO


Hoje trago um arroz bem simples, mas delicioso, ótimo para  acompanhar, rissóis, pastéis, panados, peixe frito, peixe ou carne grelhada,etc......é muito versátil.
A receita não tem nada que saber. Apenas quis mostrar aqui este arroz para acompanhar o meu testemunho a cerca do arroz Bom Sucesso. Confesso que antes de iniciar a parceria com esta marca de arroz comercializado pela Orivárzea, nunca tinha experimentado, mas após experimentar, nunca mais cozinhei com outra marca. O Arroz Bom Sucesso, seja qual for a sua variedade, é excelente, fica um arroz sempre solto, saboroso, com uma cor maravilhosa. Fiquei fã. A quem a ainda não experimentou aconselho a experimentar, vão ver que vão gostar.


Ingredientes:

300 gr de Arroz Carolino Bom Sucesso
900 ml de água
2 Tomates maduros
1/2 Pimento verde
1 Cenoura pequena
1 Cebola
2 dentes de alho
Azeite
Sal q.b.

Num tacho colocar o azeite, a cebola e o alho, deixar refogar até a cebola estar transparente. Juntar o tomate cortado em cubos pequenos, o pimento e a cebola também em cubos e deixar refogar mais um pouco, em lume brando. Acrescentar a água, quando levantar fervura juntar o arroz e deixar cozer cerca de 11 minutos.




sábado, 21 de setembro de 2013

TARTE DE FRANGO E LEGUMES

Muito bom dia!!!!
Hoje dia 21 de Setembro é o aniversário do blog a Oficina das Papitas da minha amiga Maria Papitas, ela convidou-nos para a festa e como não podia deixar de ser tinha de levar qualquer coisa para colocar na mesa partilhar e saborear este dia de festa. Então como as festas não se fazem só com doces, eu trago uma tarte salgada.
Muitos parabéns para a Maria e para o blog. Espero que ela gostes da minha sugestão e desejo que estejamos cá por muitos mais anos.
Ingredientes:

Para a massa:

250 gr de farinha
125 gr de margarina
1 ovo
água q.b.

Para o recheio:

1  frango com cerca de 800 gr
1 alho francês pequeno cortado em rodelas fininhas
1 cenoura ralada
1 lata de cogumelos
3 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
5 colheres de Vaqueiro líquido
Flor de sal q.b.
Pimenta q.b.

Numa taça colocar a  farinha e a margarina em pedaços pequenos, misturar até obter uma mistura areada, juntar o ovo e amassar. Se achar necessário adicionar um pouquinho de água para amassar. Depois de amassada formar uma bola, envolver com película aderente e deixar repousar no frigorífico cerca de 1 hora.
Barrar uma tarteira com Vaqueiro líquida, estender a massa e forrá-la.
Levar ao forno a 180º cerca de 15 minutos para cozer.
Cozer o frango em água, sal, a cebola e o alho. Retirar o frango da água, deixar arrefecer um pouco, limpar de ossos e pele e desfiar.
Colocar uma frigideira ao lume com 4 colheres de Vaqueiro líquido, juntar o alho francês e a cenoura e deixar saltear até estarem macios. Juntar os cogumelos e o frango e deixar saltear mais um pouco. Temperar com flor de sal e pimenta.
Bater os ovos, temperar com  flor de sal e pimenta, adicionar uma  ou duas colheres de vaqueiro líquido e bater mais um pouco.
Misturar o preparado dos ovos com o anterior, deitar sobre a massa da tarte previamente cozida e levar ao forno até os ovos coagularem .

terça-feira, 17 de setembro de 2013

PEITO DE FRANGO COM COURGETTE DE CEBOLADA

Ingredientes:

2 peitos de frango abertos
1 courgette
1 cebola
1 dente de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Temperar o peito de frango com o sal e a pimenta. Colocar uma frigideira anti-aderente e de fundo largo ao lume com o azeite. Colocar a cebola cortada em meias luas, os dentes de alho às rodelas, por cima os bifes de frango e por último a courgette descascada e cortada às rodelas.
Deixar cozinhar em lume brando, virar de vez em quando até os ingredientes estarem cozinhados.

Uma refeição rápida e simples, mas com um sabor muito bom, tal como nós gostamos!!
Acompanhámos com batata pála-pála caseira.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

BERINGELAS RECHEADAS


É tempo de beringelas, e uma vez que elas abundam lá na horta, tenta-se fazer de várias maneiras para as aproveitar e não as desperdiçar.
Como costumo fazer mais vezes é, omeletes ou de miolada, desta vez optei pelas recheadas, e ficaram uma verdadeira delicia.

Ingredientes:

1 beringela grande 
1 cebola
1 dente de alho
2 tomates
Metade de um pimento verde
1 lata de atum
Queijo ralado
Sal e pimenta q.b.
3 colheres de sopa de óleo

Lavar a beringela , cortá-la ao meio e retirar o  miolo. Cortar o miolo da beringela em cubinhos. Colocar uma frigideira ao lume com o óleo, juntar a beringela e deixar saltear, acrescentar a cebola e o alho picados, o pimento e o tomate aos cubinhos e deixar saltear mais um pouco até estarem os legumes todos macios.
Acrescentar uma lata de atum, temperar com sal e pimenta e rechear as metades da beringela com este preparado.
Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno cerca de 15 minutos ou até estarem douradinhas.

RECEBI OS 2 VOLUMES CULINARIUM DA VAQUEIRO

No passado mês de Julho a Vaqueiro lançou um passatempo dos 20 Anos da Revista Saberes & Sabores, do qual participei e hoje recebi o meu presente, os dois volumes Culinarium.
São dois livros muito bons, com imensas receitas, qual delas melhor. Já tenho algumas debaixo de olho.
Muito obrigado Vaqueiro.


A minha estante ficou hoje mais completa e bonita.


MAIS UMA PARCERIA- VAHINÉ


Este blog iniciou mais uma parceria desta vez com a Vahiné, para começar tive o prazer de receber uma embalagem de Pepitas de Chocolate Negro.
Muito Obrigado à Vahiné.
Brevemente uma receitinha com...............(quem adivinha?)


terça-feira, 3 de setembro de 2013

MUFFINS DE FRANGO E VEGETAIS


Sugestão para um almoço leve e saboroso quando se tem restos de frango assado no frigorifico.

Ingredientes:
 (para 6 muffins)

1 peito de frango assado desfiado
1 cebola 
1 dente de alho
1 tomate maduro cortado em pedaços
1 cenoura pequena ralada
1 mão cheia de bróculos cortados em pedaços
2 colheres de Vaqueiro líquida
1 copo de leite
2 ovos
2 colheres de farinha
1 colher de flor de sal Marnoto
Pimenta q.b.


Alourar a cebola e o alho com a vaqueiro líquida, acrescentar o frango, a cenoura, o tomate e os bróculos e deixar saltear um pouco. Retirar do lume, juntar o leite, os ovos batidos e a farinha e misturar muito bem. Temperar com flor de sal e pimenta.
Colocar em formas para muffins (usei de silicone) e  levar ao forno pré-aquecido, a 200º cerca de 20 minutos, ou até espetar um palito e este sair seco.
Acompanhar com uma boa salada.