DIA DE TODOS OS SANTOS

 Hoje é dia de Todos os Santos, neste dia para além de ser dia de ir visitar os nossos familiares falecidos ao cemitério e depositar flores, também é dia das nossas crianças irem de porta em porta pedir os Santinhos.
Em várias regiões há a tradição de pedir o Pão por Deus, mas na zona onde moro a tradição é de pedir os Santinhos, o que acaba por ser a mesma coisa. È uma alegria ver grupos de crianças de porta em porta a Pedir os Santinhos, cada pessoa dá o que tem, e o que pode.....que os tempos não estão fáceis para ninguém. Por aqui o que as crianças mais arrecadam nas suas sacolas são doces e dinheiro, mas também há que ofereça, nozes castanhas, bolinhos.
Já lá vão os tempos em que se Pedia os Santos, e em que se oferecia pão e outros alimentos, para matar a fome, eram tempos muito complicados, como devem compreender já não são coisas do meu tempo, mas ouço os meus pais, e pessoas de mais idade contar como era nos seus tempos de infância..
Ainda bem que estamos noutros tempos!!!!!!!

Cá em casa, como é claro sempre preparamos os presentinhos para este dia, com muita alegria.
Costumo fazer uns embrulhinhos com vários doces, e assim é só dar um a cada criança e já está.
Comprei sacos de chocolates mini(este ano comprei os da marca própria do eleclerc, são bastante bons e em conta), de chupas, de gomas, e de rebuçados, cortei quadrados de película aderente, distribui os doces por cada um, uni as pontas e atei com rafia.
Coloquei todos os embrulhos num cestinho, e estavam prontos, à espera que a campainha começasse a tocar, e as crianças do outro lado a dizer: -Vimos pedir os Santinhos!!!!
Este ano o dia não esteve de feição( toda a manhã uma chuva miudinha), mas mesmo assim as crianças cumpriram a tradição.
E por aí , como é a tradição?!

Comentários

  1. Por aqui é a mesma,hehe,somos vizinhas!
    Boa ideia essa dos embrulhinhos tambem já tenho feito assim.bjs.

    ResponderEliminar
  2. Dá vontade de bater nessa porta para receber esses doces presentinhos.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  3. Élia gosto muito destas tradições, infelizmente na minha zona não é comum estas coisas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Élia.
    Aqui não existe essa tradição, mas fico deliciada ao saber que em alguns pontos do país ainda se cumprem tradições, és uma felizarda.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Na Figueira da Foz era chamado o dia da esmolinha. Adorava esse dia.
    Aqui em Lisboa nem fazem, nem conhecem esses costumes.

    Bons tempos.

    Bjinhos,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário