domingo, 11 de novembro de 2012

O MEU BOLO DE ANIVERSÁRIO - BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO


No dia 31 de Outubro fiz 33 anos, é verdade no dia das bruxas, isso é que não me agrada mesmo nada, mas o que é que hei-de fazer!!!!!
Entre uma pequenina festa familiar, a noite de Halloween em que o filho gosta de pôr sempre uma abóbora decorada na varanda (e este ano já queria ir "sair" com os amigos, mas eu não me agradou muito a ideia,e com a desculpa da mãe fazer anos, não o deixei ir.......está a crescer.......) e os preparativos do dia de todos os santos, não foi mesmo possível passar por aqui, mas hoje cá estou para vos mostrar o bolinho que fiz e deixar a receita.
A receita deste bolo foi tirada da revista Clássicos da Cozinha Portuguesa, quando comprei a revista fiquei logo de olho nesta receita, estava só à espera de uma ocasião especial para a poder testar, fica um bolo muito fofinho, e nada  enjoativo.

Ingredientes para o bolo:

5 claras
3 gotas de sumo de limão
100 gr de açucar
7 gemas
100 gr de farinha
50 gr de cacau em pó
manteiga para untar

Ingredientes para o creme:

0,5 lt de leite
casca de limão
1 lata de leite condensado
4 gemas
75 gr de farinha

Preparação:

Ferva o leite com a casca de limão. À parte misture o leite condensado com as gemas e mexa adicione em seguida a farinha e mexa bem. Retire do leite a casca de limão e junte a mistura do leite condensado, em fio mexendo sempre.Leve novamente ao lume até engrossar.
Bata as claras em castelo com o sumo do limão e adicione o açucar, pouco a pouco, batendo sempre até que fiquem duras. Junte as gemas e bata mais alguns minutos, Adicione a farinha e o cacau, misture tudo delicadamente e deite numa forma untada com manteiga.Leve a cozer durante 40 minutos, a forno a 180º.
Corte o bolo ao meio e recheie-o com metade do creme, Cubra-o depois completamente com o creme restante. Decore  a gosto e leve ao frigirifico algum tempo antes de servir.



11 comentários:

  1. Parabéns e felicidades!
    O teu bolo tem um aspeto muito guloso. Imagino o sucesso que deve ter feito. :)
    Já ia uma fatia :)
    Boa semana e bj.

    ResponderEliminar
  2. Embora atrasados deixo-te os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Trocando os números do teu dia dá o meu, hehe! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Élia, muito parabéns ainda que atrasados são muito sinceros. O meu marido fez dia 1:)
    O bolo está muito bonito, são bolos mais elaborados ( e calóricos também), óptimos para ocasiões especiais, deve ser delicioso.
    Obrigada pelo carinhoso comentário deixado no meu blogue,
    um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do teu Bolo de Aniversário. Deve ser mesmo muito fofinho, como eu gosto. O Creme de recheio e cobertura também é fácil de fazer, o que torna esta receita muito apelativa . Parabéns pelo teu Aniversário e Felicidades. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. O bolinho ficou fantástico! Um beijinho grande de parabéns :)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Élia!
    O bolo ficou muito bonito! Muitos Parabéns.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Parabéns... que este dia se repita por muitos mais e sempre junto daqueles que te querem bem...
    Gostei do bolo...
    Beijinhos e boa semana... ;)

    ResponderEliminar
  9. Parabens e que contes muitos mais.
    O bolo ficou lindo.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá! Os meu parabéns (muito atrasados mas sentidos!!!)!!
    Bjocas

    ResponderEliminar